SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Pestalozzi’s methodology and the ideas of the NewSchoolMystical thought at the University of Paris in the 12 and 13th centuries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

GANHO, Maria de Lourdes Sirgado de Sousa. Saber e virtude na obra A República de Platão. Hermenêutica do Livro VI. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e50607.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.50607.

A obra, República, é constituída por X livros, sendo o tema central a justiça, com um desígnio ético e político, pois assistia-se a uma decadência das cidades gregas, especialmente de Atenas. A sua proposta, aqui apresentada, será a de uma cidade ideal, mas não utópica, em que o Rei fosse filósofo e em que tivesse uma educação em sintonia com o que é ser filósofo, mediante o saber e a virtude. Neste caso, a sua argumentação deverá ir no sentido de uma compreensão da República em sintonia com a sua Teoria das Ideias que constitui o travejamento do seu sistema filosófico. Nela está presente, simultaneamente, uma teoria metafísica, política, gnosiológica, educativa e ética. O Livro VI, que será objeto de comentário, é central para uma compreensão do ‘verdadeiro filósofo’, o qual tem todas as aptidões para ser o guardião desta cidade, e isto em função do seu percurso espiritual que, do sensível, se dirige para o inteligível, Mundo do Ser, o mundo verdadeiro, que só se contempla mediante uma ascese racional .

Keywords : filósofo; educação; ideias; ser; ascese; rei.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )