SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Saber e virtude na obra A República de Platão. Hermenêutica do Livro VIA ética nos estudos acerca do medievo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CRESTA, Gerald. O pensamento místico na Universidade de Paris nos séculos XII e XIII. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e50972.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.50972.

A profunda crise moral que surgiu após a queda do império de Carlos Magno, e ainda presente até parte do século XII, tinha como consequência uma renovação espiritual fundamental no fervor religioso e místico dos homens e mulheres extraordinários. A sua manifestação no pensamento filosófico-teológico é uma das expressões mais significativas da história medieval da Europa central. Diversidade de experiências místicas e modalidades são uma síntese possível no pensamento da Escola parisiense de São Víctor, com seus representantes Ricardo e Hugo, mas também em figuras paradigmáticas como el franciscano Boaventura de Bagnoregio e Tomás de Aquino. Comum a todos eles é a busca do bem supremo através da prática de uma elevação interior que manifesta-se numa tripla via: purgativa, iluminativa e unitiva. São apresentadas aqui algumas notas distintivas deste caminho de progresso dentro da via ascendente e delineadas as suas respectivas contribuições para a doutrina medieval de conceitos transcendentais.

Palavras-chave : espiritualidade; triplici via; conceitos transcendentais; Escolástica Medieval.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )