SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42O pensamento místico na Universidade de Paris nos séculos XII e XIII“É tanto aplicativo que eu não sei mais não”: práticas culturais de estudantes de Pedagogia intermediadas por dispositivos digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, Maria Tereza. A ética nos estudos acerca do medievo. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e51668.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.51668.

A ética é matéria de reflexão da filosofia medieval, embora sem a centralidade tida pela especulação metafísica e análise lógica (Williams, 2018). Sem considerar o pensamento islâmico e judaico medieval, a ética cristã revela um conjunto de tópicos transversais (felicidade, amizade, liberdade, retidão) a vários domínios do saber (jurídico/lei, o econômico/lucro, religioso/pecado/salvação/graça). Os objetivos do texto visam, por um lado, mostrar que a ética, de matriz estoica e patrística, se inscreve no pensamento medieval como retidão de vida e, por outro, registar a sua presença na fase incoativa da universidade. A metodologia é de natureza analítica devido ao tipo de incursão que se faz nos textos. Os resultados expectados são de duas ordens: suprir o preconceito anti medieval e colocar a ética no roteiro de futuras leituras e investigações. O presente texto questiona o reducionismo retro projetivo que substitui a diversidade do pensamento ético medieval por um modelo ético único. A partir deste pressuposto questiona-se o uso singular do termo ‘ética’. Deve-se falar de ‘ética’ medieval ou de ‘éticas’ no período medieval? A resposta à pergunta descreve um ziguezague entre um e outro termo, consoante os autores evocados, os acontecimentos e os rumos de formação do mundo europeu.

Palavras-chave : ética; medieval; universidade; virtudes; filosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )