SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42The importance of ethics in medieval ethicsThe researcher and scientific divulgation in the context of cyberculture and artificial intelligence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

VALDEMARIN, Vera Teresa  and  MONTEIRO, Eduarda Escila Ferreira Lopes. “É tanto aplicativo que eu não sei mais não”: práticas culturais de estudantes de Pedagogia intermediadas por dispositivos digitais. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52912.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52912.

Neste artigo são apresentados e discutidos dados referentes a um dos eixos de investigação do projeto de pesquisa ‘Práticas Culturais e Formação de Professores’, qual seja, aquele destinado a mapear as práticas culturais intermediadas por dispositivos digitais de estudantes de dois cursos de Pedagogia na modalidade presencial, oferecidos por instituição pública e instituição privada, em uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Entre os procedimentos metodológicos estão a pesquisa bibliográfica e conceitual e produção de dados quantitativos. A pesquisa, de natureza exploratória, coletou dados socioeconômicos do questionário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e, por meio de instrumento elaborado para tal fim, coletou informações sobre o uso de dispositivos móveis em sala de aula, o uso das redes sociais, a relação da tecnologia com o lazer, com o consumo e com os estudos, entre outras. Na análise dos dados foram apontados elementos do processo de incorporação cultural e da construção de significados que, em geral, ocorrem em instituições formadoras. Espera-se que os resultados obtidos, além de descrever elementos constitutivos do repertório cultural de estudantes de Pedagogia, possam contribuir com informações relevantes para a reflexão sobre questões curriculares ou concernentes à profissionalização docente e, consequentemente, com a melhoria da qualidade da educação fundamental. Espera-se também que, nestes tempos de crise, que elevaram a tecnologia ao principal meio de comunicação entre pessoas, os dados possam oferecer parâmetros para avaliar sua eficácia e sedimentação como prática cultural.

Keywords : formação de professores; curso de pedagogia; processo cultural, cultura digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )