SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42La ética en los estudios sobre lo medievalEl investigador y la divulgación científica en el contexto de cibercultura e inteligencia artificial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

VALDEMARIN, Vera Teresa  y  MONTEIRO, Eduarda Escila Ferreira Lopes. “É tanto aplicativo que eu não sei mais não”: práticas culturais de estudantes de Pedagogia intermediadas por dispositivos digitais. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52912.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52912.

Neste artigo são apresentados e discutidos dados referentes a um dos eixos de investigação do projeto de pesquisa ‘Práticas Culturais e Formação de Professores’, qual seja, aquele destinado a mapear as práticas culturais intermediadas por dispositivos digitais de estudantes de dois cursos de Pedagogia na modalidade presencial, oferecidos por instituição pública e instituição privada, em uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Entre os procedimentos metodológicos estão a pesquisa bibliográfica e conceitual e produção de dados quantitativos. A pesquisa, de natureza exploratória, coletou dados socioeconômicos do questionário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e, por meio de instrumento elaborado para tal fim, coletou informações sobre o uso de dispositivos móveis em sala de aula, o uso das redes sociais, a relação da tecnologia com o lazer, com o consumo e com os estudos, entre outras. Na análise dos dados foram apontados elementos do processo de incorporação cultural e da construção de significados que, em geral, ocorrem em instituições formadoras. Espera-se que os resultados obtidos, além de descrever elementos constitutivos do repertório cultural de estudantes de Pedagogia, possam contribuir com informações relevantes para a reflexão sobre questões curriculares ou concernentes à profissionalização docente e, consequentemente, com a melhoria da qualidade da educação fundamental. Espera-se também que, nestes tempos de crise, que elevaram a tecnologia ao principal meio de comunicação entre pessoas, os dados possam oferecer parâmetros para avaliar sua eficácia e sedimentação como prática cultural.

Palabras clave : formação de professores; curso de pedagogia; processo cultural, cultura digital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )