SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42“Es tanta aplicación que ya no sé”: prácticas culturales de estudiantes de Pedagogía mediadas por dispositivos digitalesMusas fitness en cibercultura: pedagogías de los cuerpos perfectos en Instagram índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CONCEICAO, Verônica Alves dos Santos  y  CHAGAS, Alexandre Meneses. O pesquisador e a divulgação científica em contexto de cibercultura e inteligência artificial. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52879.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52879.

A produção do conhecimento científico remete à compreensão do modo como se elabora um corpo de saberes legitimado como Ciência. Na trama produtiva destaca-se o papel do pesquisador em atos de pesquisa e divulgação do conhecimento produzido. Nessa perspectiva, o pesquisador utiliza-se da pesquisa como instrumento de elaboração da ciência e da divulgação como resposta à função social do conhecimento. Sendo produzir e divulgar vistas como etapas essenciais do processo de investigação, este estudo objetiva perceber como pesquisadores de programas de pós-graduação de uma universidade pública da Bahia compreendem o papel da divulgação científica e apresentar o contexto de Cibercultura e Inteligência Artificial como possibilitadores do ato de divulgar Ciência. Se constitui um recorte de uma pesquisa empírica que tematizou o pesquisador e a divulgação científica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três professores/pesquisadores de programas de pós-graduação e são analisados de modo compreensivo. Como resultado constata-se que pesquisadores reconhecem o contexto ciber e de Inteligência Artificial como fecundo para socializar o conhecimento produzido, mas não se sentem disponíveis e responsabilizados para tal tarefa. Conclui-se que, as compreensões de pesquisadores acerca da Ciência desenham os modos utilizados para produzir conhecimento e sustentam os comportamentos relacionados à divulgação científica. Dar visibilidade à Cibercultura e ao contexto de Inteligência Artificial, como espaço-tempo de socialização do saber e do fazer coletivo, contribui para a aproximação entre pesquisador/sociedade e ciência/cultura.

Palabras clave : cibercultura; inteligência artificial; pesquisa; conhecimento científico; divulgação científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )