SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42“É tanto aplicativo que eu não sei mais não”: práticas culturais de estudantes de Pedagogia intermediadas por dispositivos digitaisMusas fitness na cibercultura: pedagogias de corpos perfeitos no Instagram índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CONCEICAO, Verônica Alves dos Santos  e  CHAGAS, Alexandre Meneses. O pesquisador e a divulgação científica em contexto de cibercultura e inteligência artificial. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52879.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52879.

A produção do conhecimento científico remete à compreensão do modo como se elabora um corpo de saberes legitimado como Ciência. Na trama produtiva destaca-se o papel do pesquisador em atos de pesquisa e divulgação do conhecimento produzido. Nessa perspectiva, o pesquisador utiliza-se da pesquisa como instrumento de elaboração da ciência e da divulgação como resposta à função social do conhecimento. Sendo produzir e divulgar vistas como etapas essenciais do processo de investigação, este estudo objetiva perceber como pesquisadores de programas de pós-graduação de uma universidade pública da Bahia compreendem o papel da divulgação científica e apresentar o contexto de Cibercultura e Inteligência Artificial como possibilitadores do ato de divulgar Ciência. Se constitui um recorte de uma pesquisa empírica que tematizou o pesquisador e a divulgação científica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três professores/pesquisadores de programas de pós-graduação e são analisados de modo compreensivo. Como resultado constata-se que pesquisadores reconhecem o contexto ciber e de Inteligência Artificial como fecundo para socializar o conhecimento produzido, mas não se sentem disponíveis e responsabilizados para tal tarefa. Conclui-se que, as compreensões de pesquisadores acerca da Ciência desenham os modos utilizados para produzir conhecimento e sustentam os comportamentos relacionados à divulgação científica. Dar visibilidade à Cibercultura e ao contexto de Inteligência Artificial, como espaço-tempo de socialização do saber e do fazer coletivo, contribui para a aproximação entre pesquisador/sociedade e ciência/cultura.

Palavras-chave : cibercultura; inteligência artificial; pesquisa; conhecimento científico; divulgação científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )