SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42The researcher and scientific divulgation in the context of cyberculture and artificial intelligenceTraining of citizen authors subject to cyberculture: a way to resist to re(exist) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SOUZA, Joana Dourado França de  and  COUTO, Edvaldo Souza. Musas fitness na cibercultura: pedagogias de corpos perfeitos no Instagram. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52788.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52788.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar perfis de musas fitness no Instagram, aplicativo de rede social para compartilhamento de fotos e vídeos. O principal argumento desenvolvido é que essas musas se valem de pedagogias de corpos perfeitos enquanto estratégia de visibilidade. O campo teórico foi definido a partir de estudos das pedagogias culturais e da cibercultura, especialmente, os conceitos de visibilidade, espetacularização do eu e hiperconsumo, em torno da cultura da mobilidade na qual corpos perfeitos são exibidos e consumidos ininterruptamente em telas de dispositivos tecnológicos como mercadorias midiáticas. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico. A investigação conclui que as musas fitness utilizam o aplicativo Instagram para espetacularizar suas rotinas de alimentação e de exercícios físicos e para promover, entre os seus seguidores, seus estilos de vida através de pedagogias de corpos saudáveis e perfeitos.

Keywords : cibercultura; musas fitness; pedagogias culturais; Instagram.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )