SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42O pesquisador e a divulgação científica em contexto de cibercultura e inteligência artificialFormação de sujeitos autores-cidadãos na cibercultura: um modo de resistir para re (existir) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SOUZA, Joana Dourado França de  e  COUTO, Edvaldo Souza. Musas fitness na cibercultura: pedagogias de corpos perfeitos no Instagram. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52788.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52788.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar perfis de musas fitness no Instagram, aplicativo de rede social para compartilhamento de fotos e vídeos. O principal argumento desenvolvido é que essas musas se valem de pedagogias de corpos perfeitos enquanto estratégia de visibilidade. O campo teórico foi definido a partir de estudos das pedagogias culturais e da cibercultura, especialmente, os conceitos de visibilidade, espetacularização do eu e hiperconsumo, em torno da cultura da mobilidade na qual corpos perfeitos são exibidos e consumidos ininterruptamente em telas de dispositivos tecnológicos como mercadorias midiáticas. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico. A investigação conclui que as musas fitness utilizam o aplicativo Instagram para espetacularizar suas rotinas de alimentação e de exercícios físicos e para promover, entre os seus seguidores, seus estilos de vida através de pedagogias de corpos saudáveis e perfeitos.

Palavras-chave : cibercultura; musas fitness; pedagogias culturais; Instagram.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )