SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Musas fitness en cibercultura: pedagogías de los cuerpos perfectos en InstagramMemes sobre ciencia y la reconfiguración de la lengua de la divulgación científica en la ciberultura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary dos  y  SILVA, Alexsandra Barbosa da. Formação de sujeitos autores-cidadãos na cibercultura: um modo de resistir para re (existir). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52503.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52503.

Este artigo, inspirado em pesquisas realizadas pelas autoras, no curso de graduação em Educação numa universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, traz reflexões acerca de das contribuições da Educação Online para a formação de sujeitos autores-cidadãos como forma de luta e resistência aos desafios globais e às turbulências locais, intensificadas com a implantação de um modelo de desenvolvimento alinhado às exigências do mercado, que acaba por instrumentalizar e enfraquecer o ensino público. Amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2014), as autoras tomam como referências a abordagem das ‘pesquisas com os cotidianos’ (Certeau, 2018; Alves, 2008), fundamentada nas práticas pedagógicas; a ‘multirreferencialidade’ (Macedo, 2012); e a ‘pesquisa-formação no contexto da cibercultura’ (Macedo, 2010; Santos, 2019). Atos de currículo engendrados, ao longo da pesquisa, apoiados em dispositivos diversos articulados ao Ambiente Online de Aprendizagem (Moodle) e à rede social Facebook, possibilitaram que práticas de letramento, envolvendo múltiplas linguagens, semioses e mídias, bem como a pluralidade e a diversidade cultural, fossem trabalhadas, de forma intensiva, deixando transparente as contribuições da educação online para o desenvolvimento do pensamento reflexivo-crítico na formação de sujeitos atores e autores, com vistas a uma educação autônoma e cidadã.

Palabras clave : letramentos digitais; educação online, autores-cidadãos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )