SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Musas fitness na cibercultura: pedagogias de corpos perfeitos no InstagramMemes sobre ciência e a reconfiguração da linguagem da divulgação científica na cibercultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary dos  e  SILVA, Alexsandra Barbosa da. Formação de sujeitos autores-cidadãos na cibercultura: um modo de resistir para re (existir). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52503.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52503.

Este artigo, inspirado em pesquisas realizadas pelas autoras, no curso de graduação em Educação numa universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, traz reflexões acerca de das contribuições da Educação Online para a formação de sujeitos autores-cidadãos como forma de luta e resistência aos desafios globais e às turbulências locais, intensificadas com a implantação de um modelo de desenvolvimento alinhado às exigências do mercado, que acaba por instrumentalizar e enfraquecer o ensino público. Amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2014), as autoras tomam como referências a abordagem das ‘pesquisas com os cotidianos’ (Certeau, 2018; Alves, 2008), fundamentada nas práticas pedagógicas; a ‘multirreferencialidade’ (Macedo, 2012); e a ‘pesquisa-formação no contexto da cibercultura’ (Macedo, 2010; Santos, 2019). Atos de currículo engendrados, ao longo da pesquisa, apoiados em dispositivos diversos articulados ao Ambiente Online de Aprendizagem (Moodle) e à rede social Facebook, possibilitaram que práticas de letramento, envolvendo múltiplas linguagens, semioses e mídias, bem como a pluralidade e a diversidade cultural, fossem trabalhadas, de forma intensiva, deixando transparente as contribuições da educação online para o desenvolvimento do pensamento reflexivo-crítico na formação de sujeitos atores e autores, com vistas a uma educação autônoma e cidadã.

Palavras-chave : letramentos digitais; educação online, autores-cidadãos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )