SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Formação de sujeitos autores-cidadãos na cibercultura: um modo de resistir para re (existir)Reglus: uma proposta de prática pedagógica na cibercultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane  e  CARDOSO JUNIOR, Leonardo Fraga. Memes sobre ciência e a reconfiguração da linguagem da divulgação científica na cibercultura. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52938.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52938.

Os memes na contemporaneidade tem assumido um papel importante como mais um dispositivo que ganha novas aplicabilidades e redimensionamentos na Cultura Digital. No que se refere à divulgação científica, estabelece uma produção de cenários distintos e novas maneiras de manifestação dessa forma de produção em rede. O texto analisa a produção e a reprodução de memes acerca da ciência sob a ótica de sua linguagem digital. Isso se dá a partir da construção de um modelo de comunicação que articula diferentes elementos morfológicos, sintáticos e semânticos em rede, como intertextualidade, humor e representação estética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória em páginas do Facebook, buscando entender como a partir da produção dos memes cria-se, paralelamente, uma forma de comunicação científica, deslocando e propondo um lugar-outro de circulação de informação, de ideias e fatos científicos. Observa-se que o meme na ótica deste trabalho, articula a produção de uma divulgação científica, que não parte obrigatoriamente de um ‘lugar institucionalizado’, mas que se manifesta em meio a uma miríade de novas formas de popularização de conhecimentos científicos. Assim, fundamenta-se na ideia de uma maneira diferente de fazer divulgação sobre ciências que tem como panorama o uso de tecnologias digitais e capacidade de autoria dos usuários das redes na cultura digital.

Palavras-chave : educação; divulgação científica; memes; cultura digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )