SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Reglus: una propuesta de práctica pedagógica en ciberculturaInvestigación en educación cibercultural: formación docente para / en complejidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ALMEIDA, Karla Nascimento de; SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  y  MENDES NETTO, Cristiane. Cartografando multiterritorialidades docentes e discentes na cibercultura. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52897.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52897.

O artigo tem como objetivo analisar as multiterritorialidades e os processos de conhecer de docentes e discentes do 9º ano do Ensino Fundamental, ao acessarem o território virtual. Os participantes do estudo pertencem a uma escola pública de uma cidade de médio porte de Minas Gerais, que funciona em tempo integral, e a fonte dos dados produzidos foi a entrevista narrativa. O aporte teórico são as contribuições de Rogério Haesbaert sobre território, de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre rizoma, em diálogo com autores(as) que se debruçam sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e suas relações com a educação. A análise mobiliza a cartografia como um dos princípios do rizoma e mapeia as apropriações do território virtual feitas por docentes e discentes, ao acessarem uma rede de interações rizomáticas na cibercultura. Os resultados indicam, na constituição das multiterritorialidades docentes e discentes, diferentes graus de vulnerabilidade informacional e diferentes processos de conhecer. Esses processos dizem respeito: aos conhecimentos sobre a tecnologia, à exploração de possibilidades de comunicação, à interação na produção e ao compartilhamento de conteúdos. As conclusões do estudo apontam para a importância do debate no campo da educação sobre os movimentos de ubiquidade que demarcam os processos de conhecer de docentes e discentes, para além das aprendizagens escolares, na proposição de reflexões sobre o acesso ao território virtual, marcado por um movimento identitário dos sujeitos, cujas experiências são tecidas em diferentes condições socioeconômicas e culturais.

Palabras clave : tecnologia educacional; acesso à tecnologia; desigualdade econômica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )