SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Cartografiando multiterritorialidades docentes y discentes en la ciberculturaTecnologías emergentes en la industria 4.0: consideraciones para cambiar el tamaño de los planes de estudios de ingeniería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVA, Obdália Santana Ferraz  y  JEREZ, Sergio Alejandro Rodríguez. Pesquisa em educação na cibercultura: formação docente para a/na complexidade. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52870.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52870.

Este texto resulta de uma das pesquisas colaborativas, referentes à formação docente, desenvolvidas em parceria com professores da Educação Básica que participaram de um projeto Guarda-chuva, realizado no período de 2014 a 2019, pelo grupo de pesquisa que coordenamos, no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu de universidades do Brasil e da Colômbia. Fundamentado pela epistemologia da complexidade, tem por objetivo refletir sobre a formação de professores para atuarem no contexto da cibercultura, constituído de complexidades tecnológicas e linguísticas, e caracterizado pelos multiletramentos que tecem a vida cidadã de professores e alunos. A pesquisa colaborativa foi adotada, neste estudo, como metodologia e princípio educativo e científico, de qualidade político-educativa, e a Análise Textual Discursiva fundamentou a análise e interpretação de dados. Os resultados obtidos, a partir de entrevista semiestruturada, realizada entre fevereiro e maio de 2019, com seis professores formadores, atuantes no Ensino Superior e/ ou na Educação Básica, conduzem à conclusão de que a formação de professores precisa articular as dimensões pedagógica, política e cultural para um fazer docente em um cotidiano escolar marcado por incertezas e conflitos que se processam no campo social, da ciência e da tecnologia; pelas diversidades de cultura e de linguagens; pela polifonia dos conflitos que impele o professor a compreender o significado e o lugar social da escola. Essa realidade desafia o professor a formar-se para a problematização, o enfrentamento e a superação coletiva de situações desafiadoras, dentre elas, a de educar no contexto de complexidade que se manifesta cotidianamente na cibercultura.

Palabras clave : cultura digital; formação de professor; epistemologia da complexidade; pesquisa colaborativa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )