SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Cartografando multiterritorialidades docentes e discentes na ciberculturaTecnologias emergentes da indústria 4.0: considerações para o redimensionamento dos currículos de engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Obdália Santana Ferraz  e  JEREZ, Sergio Alejandro Rodríguez. Pesquisa em educação na cibercultura: formação docente para a/na complexidade. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52870.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52870.

Este texto resulta de uma das pesquisas colaborativas, referentes à formação docente, desenvolvidas em parceria com professores da Educação Básica que participaram de um projeto Guarda-chuva, realizado no período de 2014 a 2019, pelo grupo de pesquisa que coordenamos, no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu de universidades do Brasil e da Colômbia. Fundamentado pela epistemologia da complexidade, tem por objetivo refletir sobre a formação de professores para atuarem no contexto da cibercultura, constituído de complexidades tecnológicas e linguísticas, e caracterizado pelos multiletramentos que tecem a vida cidadã de professores e alunos. A pesquisa colaborativa foi adotada, neste estudo, como metodologia e princípio educativo e científico, de qualidade político-educativa, e a Análise Textual Discursiva fundamentou a análise e interpretação de dados. Os resultados obtidos, a partir de entrevista semiestruturada, realizada entre fevereiro e maio de 2019, com seis professores formadores, atuantes no Ensino Superior e/ ou na Educação Básica, conduzem à conclusão de que a formação de professores precisa articular as dimensões pedagógica, política e cultural para um fazer docente em um cotidiano escolar marcado por incertezas e conflitos que se processam no campo social, da ciência e da tecnologia; pelas diversidades de cultura e de linguagens; pela polifonia dos conflitos que impele o professor a compreender o significado e o lugar social da escola. Essa realidade desafia o professor a formar-se para a problematização, o enfrentamento e a superação coletiva de situações desafiadoras, dentre elas, a de educar no contexto de complexidade que se manifesta cotidianamente na cibercultura.

Palavras-chave : cultura digital; formação de professor; epistemologia da complexidade; pesquisa colaborativa..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )