SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Research in education in cyberculture: teacher training for / in complexityThomas Morus and Utopia as the announcement of a virtuously educative community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ROSITO, Fernando Covolan; SOARES, Eliana Maria Sacramento  and  WEBBER, Carine Geltrudes. Tecnologias emergentes da indústria 4.0: considerações para o redimensionamento dos currículos de engenharia. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52864.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52864.

As tecnologias digitais estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas, trazendo modificações nas formas de ser e de estar na sociedade, em especial, fazendo surgir o conceito da indústria 4.0, que se apresenta como uma demanda real, nova e urgente. Diante dessa realidade, é importante que as instituições de ensino acompanhem a revolução tecnológica em curso. Esse fenômeno não é novo, outras revoluções industriais já ocorreram, e em cada uma delas surgiram implicações para os currículos dos cursos de formação na área da Engenharia, a fim de que eles pudessem formar sujeitos para atuar em coerência com as tecnologias industriais que se apresentavam. Isso requer que processos didáticos sejam redimensionados a fim de formar sujeitos aptos a lidarem com os desafios emergentes. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de cunho exploratório a cerca de como algumas das tecnologias industriais emergentes podem atuar como ponto de partida para o redimensionamento das práticas didáticas na formação em Engenharia. Partindo-se da identificação de alguns cenários de inserção das tecnologias na sala de aula, buscou-se sinalizar o percurso que precisamos percorrer, com o intuito de atendermos as demandas que a quarta revolução industrial nos apresenta. Inferimos que é preciso conhecer as operacionalidades dos recursos tecnológicos e computacionais para criar dinâmicas didáticas que utilizem o potencial desses recursos em prol do desenvolvimento da aprendizagem. Evidencia-se, como resultado preliminar deste trabalho, o papel do pensamento computacional e da transposição informática como elementos conceituais relevantes para a criação de dinâmicas pedagógicas para compor os currículos de Engenharia, no contexto tecnológico da indústria 4.0.

Keywords : digital; inovações tecnológicas; estrutura didática do ensino; educação profissional; formação tecnológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )