SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Pesquisa em educação na cibercultura: formação docente para a/na complexidadeThomas Morus e a Utopia como anúncio de uma comunidade virtuosamente educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ROSITO, Fernando Covolan; SOARES, Eliana Maria Sacramento  e  WEBBER, Carine Geltrudes. Tecnologias emergentes da indústria 4.0: considerações para o redimensionamento dos currículos de engenharia. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52864.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52864.

As tecnologias digitais estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas, trazendo modificações nas formas de ser e de estar na sociedade, em especial, fazendo surgir o conceito da indústria 4.0, que se apresenta como uma demanda real, nova e urgente. Diante dessa realidade, é importante que as instituições de ensino acompanhem a revolução tecnológica em curso. Esse fenômeno não é novo, outras revoluções industriais já ocorreram, e em cada uma delas surgiram implicações para os currículos dos cursos de formação na área da Engenharia, a fim de que eles pudessem formar sujeitos para atuar em coerência com as tecnologias industriais que se apresentavam. Isso requer que processos didáticos sejam redimensionados a fim de formar sujeitos aptos a lidarem com os desafios emergentes. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de cunho exploratório a cerca de como algumas das tecnologias industriais emergentes podem atuar como ponto de partida para o redimensionamento das práticas didáticas na formação em Engenharia. Partindo-se da identificação de alguns cenários de inserção das tecnologias na sala de aula, buscou-se sinalizar o percurso que precisamos percorrer, com o intuito de atendermos as demandas que a quarta revolução industrial nos apresenta. Inferimos que é preciso conhecer as operacionalidades dos recursos tecnológicos e computacionais para criar dinâmicas didáticas que utilizem o potencial desses recursos em prol do desenvolvimento da aprendizagem. Evidencia-se, como resultado preliminar deste trabalho, o papel do pensamento computacional e da transposição informática como elementos conceituais relevantes para a criação de dinâmicas pedagógicas para compor os currículos de Engenharia, no contexto tecnológico da indústria 4.0.

Palavras-chave : digital; inovações tecnológicas; estrutura didática do ensino; educação profissional; formação tecnológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )