SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Thomas Morus y la Utopía como anuncio de una Comunidad Virtuosamente Educativa¿Cómo el niño lee el libro literario infantil? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia na Formação de Professores de Santa Catarina. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e40455.  Epub 01-Dic-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.40455.

O ensino de sociologia no Brasil inicia-se fortemente vinculado à formação de professores na década de 1930, principalmente nas Escolas Normais, posteriormente solidificando-se através de cursos de ciências sociais, bem como de cadeiras em outros cursos. Neste artigo analiso o ensino de sociologia na formação de professores da Faculdade Catarinense de Filosofia na década de 1960, quando são criados os cursos de pedagogia e de didática, partindo dos relatórios de ensino produzido pela primeira professora que assumiu esta cadeira.

Palabras clave : ensino de sociologia; história da sociologia; ciências sociais no Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )