SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Thomas Morus e a Utopia como anúncio de uma comunidade virtuosamente educativaComo a criança lê o livro literário infantil? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia na Formação de Professores de Santa Catarina. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e40455.  Epub 01-Dez-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.40455.

O ensino de sociologia no Brasil inicia-se fortemente vinculado à formação de professores na década de 1930, principalmente nas Escolas Normais, posteriormente solidificando-se através de cursos de ciências sociais, bem como de cadeiras em outros cursos. Neste artigo analiso o ensino de sociologia na formação de professores da Faculdade Catarinense de Filosofia na década de 1960, quando são criados os cursos de pedagogia e de didática, partindo dos relatórios de ensino produzido pela primeira professora que assumiu esta cadeira.

Palavras-chave : ensino de sociologia; história da sociologia; ciências sociais no Brasil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )