SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42La enseñanza de sociología en la formación de maestros de Santa CatarinaCultura, organización escolar y coordenación pedagógica: espacios de intersección índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GIACOMIN, Melina Sauer  y  RAMOS, Flávia Brocchetto. Como a criança lê o livro literário infantil?. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e40917.  Epub 01-Dic-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.40917.

Com o objetivo de compreender como a criança lê o livro literário infantil, foram entrevistados alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (Caxias do Sul-RS). A entrevista pautou-se em 3 livros, categorias imagem, prosa e verso, previstas no Edital do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE (2014). O roteiro da conversa foi construído a partir de Bauer e Gaskell (2002) e a interação com os estudantes ocorreu em dois momentos, um destinado a responder perguntas gerais sobre leitura e outro, específico, focalizando a leitura de cada um dos títulos lidos. A análise dos dados foi realizada com parâmetros construídos a partir de Ramos e Panozzo (2004) e Ramos (2010). Este estudo qualitativo é, predominantemente, descritivo-analítico e aponta que o leitor infantil constrói sentidos por meio de suas vivências, interagindo com diferentes modalidades discursivas. Sinaliza ainda que os vazios inerentes à estrutura textual limitam a concretização da poesia, sugerindo que o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE, além de fornecer livros literários, deveria contemplar ações mediadoras para que a leitura literária se efetive.

Palabras clave : literatura infantil; leitura; cultura infantil; repertório.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )