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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
GIACOMIN, Melina Sauer e RAMOS, Flávia Brocchetto. Como a criança lê o livro literário infantil?. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e40917. Epub 01-Dez-2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.40917.
Com o objetivo de compreender como a criança lê o livro literário infantil, foram entrevistados alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (Caxias do Sul-RS). A entrevista pautou-se em 3 livros, categorias imagem, prosa e verso, previstas no Edital do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE (2014). O roteiro da conversa foi construído a partir de Bauer e Gaskell (2002) e a interação com os estudantes ocorreu em dois momentos, um destinado a responder perguntas gerais sobre leitura e outro, específico, focalizando a leitura de cada um dos títulos lidos. A análise dos dados foi realizada com parâmetros construídos a partir de Ramos e Panozzo (2004) e Ramos (2010). Este estudo qualitativo é, predominantemente, descritivo-analítico e aponta que o leitor infantil constrói sentidos por meio de suas vivências, interagindo com diferentes modalidades discursivas. Sinaliza ainda que os vazios inerentes à estrutura textual limitam a concretização da poesia, sugerindo que o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE, além de fornecer livros literários, deveria contemplar ações mediadoras para que a leitura literária se efetive.
Palavras-chave : literatura infantil; leitura; cultura infantil; repertório.