SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42How do children read children’s literature books?Learning activity: its contribution to the development of theoretical thinking of children at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

NADAL, Beatriz Gomes. Cultura, organização escolar e coordenação pedagógica: espaços de interseção. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e41727.  Epub Dec 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.41727.

A pesquisa problematizou a cultura existente no trabalho de coordenadores pedagógicos que atuam em escolas públicas. Teve como objetivos apontar noções sobre a dinâmica cultural associando-a à cultura profissional dos coordenadores; conhecer as características do trabalho por eles desenvolvido no interior das escolas públicas; e ainda contribuir para os processos de reflexão profissional de coordenadores pedagógicos que atuam na gestão/coordenação escolar. Desenvolveu-se na perspectiva qualitativa de tipo interpretativo. Revelou que as escolas partilham de valores ligados à burocracia, embora esta se apresente em franca disfunção, podendo significar resistência ou tentativa de superação frente a uma organização carente de uma nova racionalidade. Quanto à coordenação pedagógica de tais organizações, inferimos que o trabalho que mais se evidencia é o da coordenação das inconsistências da burocracia existente, ainda não tendo se revelado de forma plena a coordenação político-democrática do esforço humano coletivo por meio da formação continuada, reflexiva e colaborativa na escola.

Keywords : escola; cultura escolar; administração escolar; coordenação do trabalho pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )