SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Cultura, organização escolar e coordenação pedagógica: espaços de interseçãoO ‘Segundo Professor’ na Educação Básica: um olhar sobre a legislação e as pesquisas acadêmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MAME, Osvaldo Augusto Chissonde; MIGUEL, José Carlos  e  MILLER, Stela. Atividade de estudo: sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança em situação escolar. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45463.  Epub 02-Jan-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45463.

O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição da atividade de estudo para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança desde os primeiros anos do ensino fundamental, período que sucede à educação infantil em que a criança, por meio da atividade reitora de seu desenvolvimento, o jogo de papéis sociais, começa a dar os primeiros passos da formação da sua personalidade. A entrada da criança na escola oferece condições para ela desenvolver a sua psique, agora por meio da atividade de estudo, encaminhada pelo professor por meio de sua atividade de ensino intencionalmente programada para conduzir a aprendizagem do estudante. Esse movimento concretiza a mudança da atividade principal da criança pequena à atividade principal da criança escolar, ou seja, do jogo de papéis sociais para a atividade de estudo que governa as mudanças mais importantes nos processos psíquicos e nos traços psicológicos da personalidade da criança em idade escolar. A atividade de estudo propõe-se a desenvolver o pensamento teórico por meio de conceitos científicos em oposição ao ensino que promove o pensamento empírico dos estudantes. O presente artigo deriva de investigação qualitativa, de base bibliográfica, tendo como referência um conjunto de autores, psicólogos e psicopedagogos, da Teoria Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental, cujas obras expressam a objetivação e a orientação de uma escola que se compromete com o desenvolvimento integral e humano das crianças e cuja matriz teórica é o materialismo histórico e dialético. A investigação realizada permite afirmar que um ensino organizado para desenvolver a atividade de estudo na criança promove condições para desenvolver o seu pensamento teórico e assimilar os conhecimentos científicos.

Palavras-chave : educação; processo de ensino-aprendizagem; ensino fundamental; formação de conceito; atividade principal; organização do ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )