SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Learning activity: its contribution to the development of theoretical thinking of children at schoolInterculturality and the indigenous theme in early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SILVEIRA, Lilian Marta da; GRAFF, Patrícia  and  NIEROTKA, Rosiléia Lúcia. O ‘Segundo Professor’ na Educação Básica: um olhar sobre a legislação e as pesquisas acadêmicas. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e43106.  Epub Mar 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.43106.

A garantia de acesso, a todos os cidadãos de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos, à Educação Básica e a universalização do ingresso na escola regular, possibilitam a emergência de uma profissão direcionada ao atendimento do público da Educação Especial, na escola regular: o Segundo Professor. A partir de uma abordagem qualitativa, pautada em pesquisa bibliográfica e documental, o presente estudo pretendeu caracterizar o Segundo Professor nas políticas educacionais que regulamentam a Educação Básica, no Estado de Santa Catarina, bem como nas pesquisas acadêmicas que o tomam como objeto de investigação. Desta forma, buscou conhecer as políticas educacionais que regulamentam essa profissão; entender suas atribuições na Educação Básica; caracterizar o público atendido por este profissional, e; descrever o seu perfil, a partir das bases já produzidas. Os resultados apresentam que não é possível caracterizar, com precisão, o perfil do Segundo Professor, já que ele não é mencionado, na legislação nacional, com esta nomenclatura; a prática pedagógica é frequentemente individualizada e a profissão é marcada por instabilidade.

Keywords : Políticas públicas em educação; Educação inclusiva; Educação especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )