SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Atividade de estudo: sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança em situação escolarInterculturalidade e a temática indígena na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVEIRA, Lilian Marta da; GRAFF, Patrícia  e  NIEROTKA, Rosiléia Lúcia. O ‘Segundo Professor’ na Educação Básica: um olhar sobre a legislação e as pesquisas acadêmicas. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e43106.  Epub 01-Mar-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.43106.

A garantia de acesso, a todos os cidadãos de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos, à Educação Básica e a universalização do ingresso na escola regular, possibilitam a emergência de uma profissão direcionada ao atendimento do público da Educação Especial, na escola regular: o Segundo Professor. A partir de uma abordagem qualitativa, pautada em pesquisa bibliográfica e documental, o presente estudo pretendeu caracterizar o Segundo Professor nas políticas educacionais que regulamentam a Educação Básica, no Estado de Santa Catarina, bem como nas pesquisas acadêmicas que o tomam como objeto de investigação. Desta forma, buscou conhecer as políticas educacionais que regulamentam essa profissão; entender suas atribuições na Educação Básica; caracterizar o público atendido por este profissional, e; descrever o seu perfil, a partir das bases já produzidas. Os resultados apresentam que não é possível caracterizar, com precisão, o perfil do Segundo Professor, já que ele não é mencionado, na legislação nacional, com esta nomenclatura; a prática pedagógica é frequentemente individualizada e a profissão é marcada por instabilidade.

Palavras-chave : Políticas públicas em educação; Educação inclusiva; Educação especial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )