SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42O ‘Segundo Professor’ na Educação Básica: um olhar sobre a legislação e as pesquisas acadêmicasMonitoramento e avaliação do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul (2014-2024) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MELO, Alessandro de; RIBEIRO, Débora  e  DOMINICO, Eliane. Interculturalidade e a temática indígena na educação infantil. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e43470.  Epub 01-Mar-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.43470.

Neste estudo temos por objetivo problematizar o trabalho pedagógico com as datas comemorativas dentro das instituições de educação infantil. Dentre as datas comemorativas tomamos o ‘Dia do índio’, dada a relevância e a frequência com que essa data é trabalhada nas escolas e em vista da Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008, que trata da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura dos povos indígenas. Trata-se de estudo teórico, com base em autores do grupo modernidade/colonialidade, dentre outros, que nos ajudam a pensar acerca da temática. Primeiramente trazemos uma reflexão sobre as datas comemorativas no trabalho pedagógico. Na sequência tratamos do ‘Dia do índio’, um sujeito que ainda é apresentado às crianças com estereótipos e preconceitos. Posteriormente, salientamos, como resultado dessas problematizações, a relevância de novos direcionamentos no trabalho escolar realizado com as crianças por meio da interculturalidade crítica e criação de novas alternativas de pensamento e sociedade. Como conclusão, o trabalho com a temática indígena na educação deve estar pautado na consideração em igualdade das diferentes formas de conhecimento, de ser e pensar o mundo. Considerando ainda que todos os sujeitos são construtores de conhecimento, inclusive as crianças, atividades mecanizadas e sem significado não têm sentido.

Palavras-chave : povos indígenas; educação infantil; organização do trabalho docente; educação e cultura; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )