SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Future teachers learning about the teaching practice in a distance course degreeThe narrative in the children's education: the mobilization of higher psychological functions in discursive interaction situations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LANDIN, Rita de Cassia de Souza  and  MONTEIRO, Maria Iolanda. Softwares educativos e as práticas de leitura e escrita: possibilidades didáticas e metodológicas. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45356.  Epub Mar 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45356.

Neste artigo apresentamos um recorte da pesquisa de mestrado de Landin (2015) sobre a análise pedagógica de três softwares educativos voltados para a área da alfabetização e do letramento, com o objetivo de ampliar suas reflexões sobre as possibilidades didáticas e metodológicas para a promoção das práticas de leitura e escrita com tais recursos. Para tanto, discorremos brevemente sobre as principais características da pesquisa de Landin (2015), a qual se baseou na análise qualitativa dos softwares educativos no processo de ensino da alfabetização e do letramento e entrevistas com docentes, a fim de refletir sobre os saberes docentes (Tardif, 2012) necessários para o uso didático e metodológico destes recursos no processo de ensino. Ao final, propomos algumas reflexões para a ampliação de possíveis práticas de leitura e escrita e, nos arriscamos também, a refletir sobre algumas necessidades formativas para tanto.

Keywords : recursos tecnológicos de informação e comunicação; alfabetização e letramento; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )