SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Aprendizagens sobre a docência de futuros professores em uma licenciatura EADA narrativa na educação infantil: a mobilização de funções psicológicas superiores em situações de interação discursiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

LANDIN, Rita de Cassia de Souza  e  MONTEIRO, Maria Iolanda. Softwares educativos e as práticas de leitura e escrita: possibilidades didáticas e metodológicas. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45356.  Epub 01-Mar-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45356.

Neste artigo apresentamos um recorte da pesquisa de mestrado de Landin (2015) sobre a análise pedagógica de três softwares educativos voltados para a área da alfabetização e do letramento, com o objetivo de ampliar suas reflexões sobre as possibilidades didáticas e metodológicas para a promoção das práticas de leitura e escrita com tais recursos. Para tanto, discorremos brevemente sobre as principais características da pesquisa de Landin (2015), a qual se baseou na análise qualitativa dos softwares educativos no processo de ensino da alfabetização e do letramento e entrevistas com docentes, a fim de refletir sobre os saberes docentes (Tardif, 2012) necessários para o uso didático e metodológico destes recursos no processo de ensino. Ao final, propomos algumas reflexões para a ampliação de possíveis práticas de leitura e escrita e, nos arriscamos também, a refletir sobre algumas necessidades formativas para tanto.

Palavras-chave : recursos tecnológicos de informação e comunicação; alfabetização e letramento; formação docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )