SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Softwares educacionales y las prácticas de lectura y escritura: posibilidades didácticas y metodológicasAprendizaje de profesores en la escuela: desarrollando la capacidad pedagógica para el diseño del currículo escolar por el (co-ensino| diálogo cogerativo) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

DICKEL, Adriana  y  SARTORI, Francieli. A narrativa na educação infantil: a mobilização de funções psicológicas superiores em situações de interação discursiva. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45516.  Epub 01-Mar-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45516.

Este artigo trata da narrativa como uma atividade que movimenta funções psíquicas superiores, tais como linguagem racional, pensamento verbal, atenção voluntária, memória mediada e imaginação, constituindo-se como experiência fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. São analisados episódios de interação em que crianças de uma escola de Educação Infantil são instadas pela professora a organizar sequências discursivas sobre fatos de sua vida e histórias observadas. O estudo sustenta-se na Teoria Histórico-Cultural e nas produções de Jerome Bruner sobre a narrativa como forma de pensamento sobre e com o mundo. Resultam da análise as seguintes proposições: as funções psicológicas superiores atuam reciprocamente no curso da narrativa; a intervenção da professora e dos pares auxilia na (re)estruturação da linguagem e do pensamento das crianças; a pergunta do outro permite ao narrador qualificar a trajetória de seu pensamento; a escuta ativa é uma das condições fundamentais para a condução do pensamento narrativo. Conclui-se que espaços e tempos em que narrativas são mobilizadas compõem uma das atividades primordiais da Educação Infantil, já que põem em curso um tipo de pensamento discursivo que organiza/complexifica funções psíquicas tipicamente humanas.

Palabras clave : interação verbal; desenvolvimento da criança; mediação sociocultural; desenvolvimento psicológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )