SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42La narrativa en la educación de los niños: la movilización de funciones psicológicas superiores en situaciones de interacción discursivaEl dilema de cantor: aproximaciones entre experimentación, literatura y enseñanza de las ciencias naturales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

EL KADRI, Michele Salles. Aprendizagens docentes na escola: desenvolvendo a capacidade pedagógica para desenvolvimento curricular por meio do (co-ensino| diálogo cogerativo). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e44870.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.44870.

Este artigo objetiva discutir o desenvolvimento de uma experiência em que professores e alunos se engajam no design do currículo escolar em uma escola pública. Está baseado no referencial teórico da perspectiva sócio-historico-cultural. Os dados foram coletados em um projeto durante dois anos por meio da gravação das interações dos participantes e escrita de diários e analisados por meio da análise crítica do discurso (transitividade) e análise da conversação. Os resultados desse estudo demonstram que no processo de ter a oportunidade de interagir em encontros de co-planejamento na construção do currículo novos atitudes surgiram. Além disso, demonstra que participar em espaços mais democráticos e serem capazes de contribuir para desenvolver o currículo durante sua prática de ensino tem efeitos no modo como participantes percebem os alunos do ensino médio. Conclui-se eu o desenvolvimento da capacidade pedagógica dos alunos para o currículo influencia o grau no qual professores se engajam na transformação da escola para criar oportunidades para seus alunos.

Palabras clave : capacidade pedagógica; aprendizagem; escolas; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )