SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42A narrativa na educação infantil: a mobilização de funções psicológicas superiores em situações de interação discursivaO Dilema de Cantor: aproximações entre experimentação, literatura e ensino de ciências da natureza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

EL KADRI, Michele Salles. Aprendizagens docentes na escola: desenvolvendo a capacidade pedagógica para desenvolvimento curricular por meio do (co-ensino| diálogo cogerativo). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e44870.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.44870.

Este artigo objetiva discutir o desenvolvimento de uma experiência em que professores e alunos se engajam no design do currículo escolar em uma escola pública. Está baseado no referencial teórico da perspectiva sócio-historico-cultural. Os dados foram coletados em um projeto durante dois anos por meio da gravação das interações dos participantes e escrita de diários e analisados por meio da análise crítica do discurso (transitividade) e análise da conversação. Os resultados desse estudo demonstram que no processo de ter a oportunidade de interagir em encontros de co-planejamento na construção do currículo novos atitudes surgiram. Além disso, demonstra que participar em espaços mais democráticos e serem capazes de contribuir para desenvolver o currículo durante sua prática de ensino tem efeitos no modo como participantes percebem os alunos do ensino médio. Conclui-se eu o desenvolvimento da capacidade pedagógica dos alunos para o currículo influencia o grau no qual professores se engajam na transformação da escola para criar oportunidades para seus alunos.

Palavras-chave : capacidade pedagógica; aprendizagem; escolas; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )