SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Teachers’ learning at schools: developing pedagogical capacity for curriculum design trhough {co-teaching | cogenerative dialogue}School daily as a principale of research in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

GONCALVES, Fábio Peres  and  MASSENA, Elisa Prestes. O Dilema de Cantor: aproximações entre experimentação, literatura e ensino de ciências da natureza. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45389.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45389.

Pesquisas sinalizam o potencial de obras literárias para serem utilizadas no ensino de ciências da natureza. O texto em questão trata da obra O dilema de cantor de Carl Djerassi (1991) que trata, em forma de ficção, de intrigas do mundo acadêmico. O objetivo do trabalho foi investigar o potencial dessa obra para a abordagem da experimentação na formação de professores da área de ciências da natureza. A obra foi analisada de acordo com os procedimentos da análise textual discursiva e foram construídas duas categorias emergentes denominadas ‘questões epistemológicas associadas à experimentação’ e ‘o diário de laboratório na atividade científica’. A análise apontou o potencial da obra para favorecer o debate em relação: à função da experimentação na refutação/confirmação de hipóteses e à sua natureza social; a não redução do trabalho com experimentos à ação no laboratório; à associação entre experimentação e erro; e à escrita em diários de laboratório e a aspectos a ela vinculados.

Keywords : experimentação; literatura; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )