SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Aprendizaje de profesores en la escuela: desarrollando la capacidad pedagógica para el diseño del currículo escolar por el (co-ensino| diálogo cogerativo)Escuela diaria como principio de investigación en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GONCALVES, Fábio Peres  y  MASSENA, Elisa Prestes. O Dilema de Cantor: aproximações entre experimentação, literatura e ensino de ciências da natureza. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45389.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45389.

Pesquisas sinalizam o potencial de obras literárias para serem utilizadas no ensino de ciências da natureza. O texto em questão trata da obra O dilema de cantor de Carl Djerassi (1991) que trata, em forma de ficção, de intrigas do mundo acadêmico. O objetivo do trabalho foi investigar o potencial dessa obra para a abordagem da experimentação na formação de professores da área de ciências da natureza. A obra foi analisada de acordo com os procedimentos da análise textual discursiva e foram construídas duas categorias emergentes denominadas ‘questões epistemológicas associadas à experimentação’ e ‘o diário de laboratório na atividade científica’. A análise apontou o potencial da obra para favorecer o debate em relação: à função da experimentação na refutação/confirmação de hipóteses e à sua natureza social; a não redução do trabalho com experimentos à ação no laboratório; à associação entre experimentação e erro; e à escrita em diários de laboratório e a aspectos a ela vinculados.

Palabras clave : experimentação; literatura; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )