Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
GONCALVES, Fábio Peres y MASSENA, Elisa Prestes. O Dilema de Cantor: aproximações entre experimentação, literatura e ensino de ciências da natureza. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45389. Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45389.
Pesquisas sinalizam o potencial de obras literárias para serem utilizadas no ensino de ciências da natureza. O texto em questão trata da obra O dilema de cantor de Carl Djerassi (1991) que trata, em forma de ficção, de intrigas do mundo acadêmico. O objetivo do trabalho foi investigar o potencial dessa obra para a abordagem da experimentação na formação de professores da área de ciências da natureza. A obra foi analisada de acordo com os procedimentos da análise textual discursiva e foram construídas duas categorias emergentes denominadas ‘questões epistemológicas associadas à experimentação’ e ‘o diário de laboratório na atividade científica’. A análise apontou o potencial da obra para favorecer o debate em relação: à função da experimentação na refutação/confirmação de hipóteses e à sua natureza social; a não redução do trabalho com experimentos à ação no laboratório; à associação entre experimentação e erro; e à escrita em diários de laboratório e a aspectos a ela vinculados.
Palabras clave : experimentação; literatura; formação de professores.