SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Cantor's dilemma: approximations between experimentation, literature and natural sciences teachingDrawing new didactic realities with the motivational power of digital applications in History teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MAIA, Graziela Zambão Abdian. O cotidiano escolar como princípio das pesquisas em educação. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e47545.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.47545.

A história do conhecimento em administração da educação no Brasil é contada a partir de dois paradigmas: da gestão empresarial e da especificidade da escola ou gestão democrática, sendo este a superação do anterior. Após os anos 1990, as pesquisas em política e gestão da educação privilegiam a escola como instância de pesquisa, e a analisam com base na teoria da gestão democrática. Neste artigo, tem-se como objetivo defender o cotidiano escolar como princípio de pesquisa e analisar três grandes desafios aos pesquisadores da área: os rumos da teoria crítica e da própria crítica; as relações teoria e prática; e os sentidos da política e da gestão. Tem-se como primeiro desafio conceber a crítica como atitude de virtude, de inservidão voluntária e como possibilidade de nos desassujeitarmos dos modos de produzir verdades na relação entre o sujeito, o poder e a verdade. Tal atitude de virtude pressupõe, como segundo desafio, a tentativa de conceber novas relações entre teoria e prática, as quais escapem do normativismo e do modelo prescritivo. Como terceiro desafio, indica-se que as reflexões precedentes possibilitam questionar os sentidos práticos que circulam e legitimam uma forma de pensar na área, especificamente, os de política e gestão.

Keywords : teoria crítica; político; política; administração da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )