SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42El dilema de cantor: aproximaciones entre experimentación, literatura y enseñanza de las ciencias naturalesDibujando nuevas realidades didácticas con el poder motivacional de las aplicaciones digitales en la enseñanza de la Historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MAIA, Graziela Zambão Abdian. O cotidiano escolar como princípio das pesquisas em educação. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e47545.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.47545.

A história do conhecimento em administração da educação no Brasil é contada a partir de dois paradigmas: da gestão empresarial e da especificidade da escola ou gestão democrática, sendo este a superação do anterior. Após os anos 1990, as pesquisas em política e gestão da educação privilegiam a escola como instância de pesquisa, e a analisam com base na teoria da gestão democrática. Neste artigo, tem-se como objetivo defender o cotidiano escolar como princípio de pesquisa e analisar três grandes desafios aos pesquisadores da área: os rumos da teoria crítica e da própria crítica; as relações teoria e prática; e os sentidos da política e da gestão. Tem-se como primeiro desafio conceber a crítica como atitude de virtude, de inservidão voluntária e como possibilidade de nos desassujeitarmos dos modos de produzir verdades na relação entre o sujeito, o poder e a verdade. Tal atitude de virtude pressupõe, como segundo desafio, a tentativa de conceber novas relações entre teoria e prática, as quais escapem do normativismo e do modelo prescritivo. Como terceiro desafio, indica-se que as reflexões precedentes possibilitam questionar os sentidos práticos que circulam e legitimam uma forma de pensar na área, especificamente, os de política e gestão.

Palabras clave : teoria crítica; político; política; administração da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )