SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42O Dilema de Cantor: aproximações entre experimentação, literatura e ensino de ciências da naturezaDesenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MAIA, Graziela Zambão Abdian. O cotidiano escolar como princípio das pesquisas em educação. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e47545.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.47545.

A história do conhecimento em administração da educação no Brasil é contada a partir de dois paradigmas: da gestão empresarial e da especificidade da escola ou gestão democrática, sendo este a superação do anterior. Após os anos 1990, as pesquisas em política e gestão da educação privilegiam a escola como instância de pesquisa, e a analisam com base na teoria da gestão democrática. Neste artigo, tem-se como objetivo defender o cotidiano escolar como princípio de pesquisa e analisar três grandes desafios aos pesquisadores da área: os rumos da teoria crítica e da própria crítica; as relações teoria e prática; e os sentidos da política e da gestão. Tem-se como primeiro desafio conceber a crítica como atitude de virtude, de inservidão voluntária e como possibilidade de nos desassujeitarmos dos modos de produzir verdades na relação entre o sujeito, o poder e a verdade. Tal atitude de virtude pressupõe, como segundo desafio, a tentativa de conceber novas relações entre teoria e prática, as quais escapem do normativismo e do modelo prescritivo. Como terceiro desafio, indica-se que as reflexões precedentes possibilitam questionar os sentidos práticos que circulam e legitimam uma forma de pensar na área, especificamente, os de política e gestão.

Palavras-chave : teoria crítica; político; política; administração da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )