SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42O cotidiano escolar como princípio das pesquisas em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PESTANA, Miguel; DIAS-TRINDADE, Sara  e  MOREIRA, José António. Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da História. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52049.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52049.

No mundo atual, os estudantes necessitam possuir um conjunto de competências diferentes e transversais, que lhes permitam coabitar nesta nova ordem social, cultural, económica e política. Perante este contexto, torna-se cada vez mais importante articular os curricula escolares com a utilização de tecnologias digitais, como forma de promover estas competências, tal como tem vindo a ser enunciado por entidades internacionais, que defendem a necessidade de criar novos cenários de aprendizagem. É um desses novos cenários, enriquecido com diferentes aplicativos digitais - Kahoot, Mentimeter, Plickers e EdPuzzle- que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do Ensino Fundamental, a partir da análise qualitativa das suas percepções. Os resultados mostram que este cenário, ancorado num modelo centrado na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos alunos, a nível das diferentes dimensões consideradas: motivação, orientação para a tarefa, confiança nas suas capacidades e relação com os colegas.

Palavras-chave : aplicativos digitais; autoconceito académico; ensino de história.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )