SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Enseñanza y aprendizaje: la educación como encuentro interhumano en Rogers y Morin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

NUNES, Maristela Aparecida; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo  y  GEHRKE, Marcos. A biblioteca escolar e as crianças: novos conceitos, velhos desafios. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47845.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47845.

O artigo objetiva analisar a biblioteca escolar e as crianças como usuárias, desde conceitos produzidos aos desafios que permanecem. Parte do princípio de que a biblioteca escolar é um ambiente cujo conceito vem se transformando ao longo da história, sendo para as crianças um espaço de circulação e produção de saberes, informações, conhecimentos e de novas relações nesse âmbito, tendo a leitura e a pesquisa escolar o foco central. Trata-se de estudo teórico, portanto uma investigação de cunho bibliográfico. Conclui sobre a importância da biblioteca escolar na formação da criança, a partir da aproximação com os livros, a literatura e a pesquisa. Contudo, este ambiente ainda precisa superar velhos desafios que incluem ressignificar seu espaço e acervo a partir do público que a frequenta, em especial as crianças.

Palabras clave : biblioteca escolar; leitura; crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )