SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Ensino e aprendizagem: educação como encontro inter-humano em Rogers e Morin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

NUNES, Maristela Aparecida; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo  e  GEHRKE, Marcos. A biblioteca escolar e as crianças: novos conceitos, velhos desafios. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47845.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47845.

O artigo objetiva analisar a biblioteca escolar e as crianças como usuárias, desde conceitos produzidos aos desafios que permanecem. Parte do princípio de que a biblioteca escolar é um ambiente cujo conceito vem se transformando ao longo da história, sendo para as crianças um espaço de circulação e produção de saberes, informações, conhecimentos e de novas relações nesse âmbito, tendo a leitura e a pesquisa escolar o foco central. Trata-se de estudo teórico, portanto uma investigação de cunho bibliográfico. Conclui sobre a importância da biblioteca escolar na formação da criança, a partir da aproximação com os livros, a literatura e a pesquisa. Contudo, este ambiente ainda precisa superar velhos desafios que incluem ressignificar seu espaço e acervo a partir do público que a frequenta, em especial as crianças.

Palavras-chave : biblioteca escolar; leitura; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )