SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43La biblioteca escolar y los niños: nuevos conceptos, viejos desafíosLa Escuela Nueva en Chile: relación con las organizaciones docentes y con la conformación de un sistema educativo público democrático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CHAVES, Nery Charlon Ribeiro; CHEIRAM, Maryeli Corrêa; ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa  y  ALVES, Marcos Alexandre. Ensino e aprendizagem: educação como encontro inter-humano em Rogers e Morin. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48181.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48181.

Tem-se por objetivo, com o presente artigo, apontar uma visão crítica sobre a desumanização na educação, a partir de Rogers e Morin, considerando o panorama atual no ensino. Utilizou-se da metodologia bibliográfica e exploratória. Uma vez detectada uma situação de fragilidade e necessidade de revisão da conjuntura atual no campo educacional, apresentou-se a visão de cada autor, com um acento especial para o resgate do humano e a valorização da pessoa do aluno, enquanto protagonista do processo de educação. A postura do ‘aprender a aprender’ torna-se fundamental nesta discussão e funciona aqui como uma dobradiça, pois encontra-se presente tanto à reflexão de Morin (2011, 2014) como de Rogers (1973, 1987), o que vai justamente colaborando para o encontro de pontos de intersecção entre os dois pensadores. Ao final, apresenta-se algumas chaves de leitura que articulam a análise anterior sobre via de possibilitar saídas frente ao atual momento vivido pela educação.

Palabras clave : educação; ensino; humano; complexidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )