SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Enseñanza y aprendizaje: la educación como encuentro interhumano en Rogers y MorinEl eje historia de la educación en Educere (2008-2017) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ESCUDERO, Jaime Caiceo. A Escola Nova no Chile: relação com as organizações docentes e com a conformação de um sistema educativo democrático. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51622.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.51622.

A influência que o educador norte-americano, John Dewey, principal representante da Escola Nova no Chile, teve nos sistemas educativos a nível mundial é bastante conhecida; em várias ocasiões visitou diretamente alguns países, como Japão, China, Turquia e União Soviética; a Espanha chegou especialmente seu pragmatismo educacional desde o começo do século XX, na tradução de várias de suas obras, as quais influenciaram na denominada ‘Educação Nova’, também foi recebido positivamente no México -onde foi a duas oportunidades-, Colômbia e Brasil. De certo que sua terra natal foi amplamente recebida, tanto como filósofo pragmático e como pedagogo. Sua abordagem democratizante, elaborada a partir da observação da situação em seu país, queria que se estendesse a outros continentes, aumentando a escolaridade nas diferentes nações, a seu juízo, reforçaria o sistema democrático delas. Este artigo persegue dois objetivos: (i) identificar as principais agrupações docentes existentes nas três primeiras décadas do século XX no Chile e assinalar a seus principais exponentes e (ii) analisar o aporte das mesmas na difusão da pedagogia Dewey e na influência que tiveram nas mudanças do sistema escolar, especialmente na proposição de novas políticas públicas que cada uma delas realizou durante o período assinalado.

Palabras clave : John Dewey; educação chilena; educação pública; instrução primeira obrigatória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )