SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43A Escola Nova no Chile: relação com as organizações docentes e com a conformação de um sistema educativo democráticoO clássico e os valores universais: uma discussão a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  e  ALFLEN, Adriana Ferreira Martins. O eixo história da educação no Educere (2008-2017). Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48220.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48220.

O presente artigo objetivou analisar os trabalhos aprovados para comunicação, que compuseram o eixo temático denominado História da Educação, que integrou o Educere, entre os anos de 2008 e 2017. Para tanto, procurou-se selecionar, dentre os artigos aprovados para comunicação, aqueles que compuseram o eixo História da Educação; sistematizar os artigos selecionados e examinar os enfoques priorizados nos artigos. Por meio da metodologia ‘estado do conhecimento’, pode-se chegar a resultados que demonstraram que os 367 artigos que compuseram o eixo de História da Educação publicados no Educere discutiram, dentre outras, acerca das temáticas de instituições e práticas educativas; fontes, arquivos e patrimônios; os intelectuais e o ideário pedagógico; políticas; formação de professores.

Palavras-chave : história da educação; estado do conhecimento; Educere.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )