SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43O clássico e os valores universais: uma discussão a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-críticaProfissionalização docente no Equador: uma experiência de justiça e inclusão social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

VIEIRA, Juliana Santos Monteiro  e  FELDENS, Dinamara Garcia. Teorias pedagógicas e o processo de internalização dos valores morais. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e49921.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.49921.

O presente artigo propõe refletir acerca do processo de internalização dos valores morais como objetivo primário da Educação, através de fontes históricas e filosóficas, analisando, para isso, marcos teóricos da Pedagogia, tais como: Comenius, Pestalozzi, Herbart e Durkheim. Nossa metodologia baseou-se nos escritos bibliográficos e autorais destes teóricos buscando problematizar as lógicas instauradas nos discursos pedagógicos, a partir da crítica aos valores morais formulada por Friedrich Nietzsche, ressaltando aspectos presentes nas teorias referidas e suas reverberações nas singularidades e coletividades. O processo de internalização dos valores morais teve como prioridade fazer da educação, o pilar fundamental para o ordenamento dos sujeitos, tornando-a útil aos interesses da cultura do Estado. Entende-se que as subjetividades estão constituídas dentro e fora pelo campo moral e que o mesmo não está alheio ou deve ser inexistente na escola. Tentou-se neste breve artigo, demonstrar porém, como o campo moral vem sendo reduzido a um processo de disciplinamento e ordenamento, de acordo com modelos, virtudes e valores pré-determinados, o que evidencia a limitada perspectiva pedagógica na visão do campo moral, que desde sua concepção responde a interesses e prioriza a manutenção do status quo.

Palavras-chave : teóricos da educação; educação moral; cultura do estado; racionalismo ocidental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )