SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Teorías pedagógicas y el proceso de internalización de valores moralesEl Derecho Civil en ‘Rosaura, a enjeitada’ de Bernardo Guimarães: “[…] problema eterno e insoluble [...]” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PEREZ-MORALES, Patricia; ZAMBRANO-VACACELA, Luis Leonardo  y  MEJIA-VERA, Johanna Grace. Profissionalização docente no Equador: uma experiência de justiça e inclusão social. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51798.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.51798.

Este artigo se apoia em uma abordagem conceitual que toma como referência as propostas de Fraser e Honneth; Martín et al.; Murillo e Castilla e Escudero, entre outros autores que investigaram questões relacionadas à justiça e inclusão social, e depois as contextualizaram no Equador a partir de uma experiência de formação docente oferecida pela Universidade Nacional de Educação (UNAE), por meio de acordo assinado inicialmente com o Ministério da Educação do Equador (MINEDUC) e, posteriormente, com a Secretaria Técnica da Circunscrição Territorial Especial da Amazônia (STCTEA), nas nove províncias correspondentes às diferentes áreas administrativas durante o período 2016-2019. Em seguida, examinaram-se bancos de dados, governamentais e educacionais, para posterior analise e interpretação das informações relacionadas a formação e acesso à educação de grupos vulneráveis que requerem profissionalização docente. De uma perspectiva que reivindica a justiça e a inclusão social no âmbito das políticas que garantem o ingresso e permanência de grupos vulneráveis no sistema educacional do Equador, este estudo objetivou caracterizar a população participante do projeto Néopass@ction © : uma experiência colaborativa de vídeo-formação para profissionalização de docentes no Equador. Para tal, relacionaram-se as variáveis: autodefinição étnica, gênero e idade, com a necessidade de formação docente em nível nacional e a cobertura oferecida por meio da modalidade de educação a distância.

Palabras clave : formação docente; acesso à educação; educação a distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )