SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43O Direito Civil em ‘Rosaura, a enjeitada’ de Bernardo Guimarães: “[...] problema eterno e insolúvel [...]”Mundo problemático e os desafios de organização da experiência educativa nos problemas complexos incertos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SFREDO, Marta Luiza  e  SILVA, Roberto Rafael Dias da. Eficiência pedagógica e o projeto desenvolvimentista brasileiro: fundamentos de uma ‘neodocência’ no ensino secundário. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48270.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48270.

Este artigo problematiza a relação entre o projeto desenvolvimentista brasileiro, dimensionado para o país nas décadas de 1950 e 1960, e o ensino secundário, a partir do ideário de modernização orientado para o progresso social e econômico, com ênfase na escola e na docência como elementos capazes de viabilizar as mudanças pretendidas, conforme os preceitos da teoria do Capital Humano. Para isto, a metodologia utilizada envolveu a análise documental, de acordo com os pressupostos de Cellard (2008), tendo como princípios metodológico-interpretativos as teorizações de Popkewitz (1997), envolvendo a ‘epistemologia social’. Com base nestes apontamentos, foram analisados três materiais impressos destinados aos docentes do ensino secundário: revista ‘Escola Secundária’, publicada entre 1958 e 1963, e os livros ‘Manual do professor Secundário’, de Theobaldo Miranda Santos, publicado em 1961 e ‘Escola Secundária Moderna’, de Lauro de Oliveira Lima, publicado em 1962. Os resultados da pesquisa indicam a emergência de novas racionalidades para a docência do ensino secundário no Brasil, denominadas de ‘neodocência’, pautadas pelos imperativos de desenvolvimento econômico, seguindo os moldes empresariais de performatividade, competitividade e inovação permanente. Tais configurações, derivadas da perspectiva economicista neoliberal, posicionam o professor como facilitador da aprendizagem, com base no ideal de modernização e renovação do ensino, orientado para a eficiência pedagógica.

Palavras-chave : ensino secundário; docência; modernização; eficiência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )