SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Problematic world and the challenges of organizing educational experience in uncertain complex problemsDemocratic management conceptions in educational policies of the state Department of Education in Paraná (1990-2010) Paraná: democratic management conceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LIMA, Douglas Mota Xavier de. Desenhos animados no ensino de história: a idade média em ‘Gato Félix’ e ‘Três Espiãs Demais’. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e52201.  Epub Sep 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.52201.

Diferentemente dos filmes e, em especial, dos filmes históricos, que conquistaram seu lugar como fonte e recurso para o ensino de história, os desenhos animados ainda são pouco utilizados no ambiente escolar e como documento. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo discutir o uso dos desenhos animados no ensino de história, com foco nos conteúdos de história medieval. O artigo analisa dois episódios, um de ‘Gato Félix’ (1960) e outro de ‘Três Espiãs Demais’ (2001), selecionados por tratarem da Idade Média. O estudo levou em consideração os elementos visuais e os diálogos de ambos os desenhos animados, comparando como cada um aborda o tema medieval. Compreende-se que os desenhos animados são mais adequados para o dia a dia da sala de aula, quando comparados aos filmes de longa-metragem, seja pela duração, seja por mobilizarem uma linguagem mais próxima da faixa etária do estudante do Ensino Fundamental. Observa-se que os desenhos ilustram uma série de aspectos da vida social e material do período medieval, assim como expressam diferentes concepções e apropriações contemporâneas sobre o medievo. Espera-se que o artigo possa contribuir tanto para a valorização do uso de desenhos animados no ambiente escolar quanto para a indicação de algumas maneiras de abordar o conteúdo de história medieval, rico, midiático e, por vezes, desvalorizado na Educação Básica.

Keywords : cinema; animação; desenho animado; ensino de história; história medieval.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )