SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43El mundo problemático y los desafíos de organizar la experiencia educativa en problemas complejos inciertosConcepciones de gestión democrática en las políticas educacionales del Departamento de Educación del estado de Paraná (1990-2010) paraná: concepciones de gestión democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

LIMA, Douglas Mota Xavier de. Desenhos animados no ensino de história: a idade média em ‘Gato Félix’ e ‘Três Espiãs Demais’. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e52201.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.52201.

Diferentemente dos filmes e, em especial, dos filmes históricos, que conquistaram seu lugar como fonte e recurso para o ensino de história, os desenhos animados ainda são pouco utilizados no ambiente escolar e como documento. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo discutir o uso dos desenhos animados no ensino de história, com foco nos conteúdos de história medieval. O artigo analisa dois episódios, um de ‘Gato Félix’ (1960) e outro de ‘Três Espiãs Demais’ (2001), selecionados por tratarem da Idade Média. O estudo levou em consideração os elementos visuais e os diálogos de ambos os desenhos animados, comparando como cada um aborda o tema medieval. Compreende-se que os desenhos animados são mais adequados para o dia a dia da sala de aula, quando comparados aos filmes de longa-metragem, seja pela duração, seja por mobilizarem uma linguagem mais próxima da faixa etária do estudante do Ensino Fundamental. Observa-se que os desenhos ilustram uma série de aspectos da vida social e material do período medieval, assim como expressam diferentes concepções e apropriações contemporâneas sobre o medievo. Espera-se que o artigo possa contribuir tanto para a valorização do uso de desenhos animados no ambiente escolar quanto para a indicação de algumas maneiras de abordar o conteúdo de história medieval, rico, midiático e, por vezes, desvalorizado na Educação Básica.

Palabras clave : cinema; animação; desenho animado; ensino de história; história medieval.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )