SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Una inmersión en silencio: el misterio de la clase de HistoriaEl desafío de denotar el pasado: la enseñanza de la historia medieval en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BIRCK, Rosemeri. Ensino da arte em cursos de pedagogia: a busca pela formação humana. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e54923.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.54923.

Neste artigo, partiu-se da compreensão da Arte como conhecimento na formação do professor pedagogo e, para tanto, delimitou-se como objeto de investigação o estudo do ensino da Arte na formação dos acadêmicos, tendo como base empírica os Cursos de Pedagogia do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda. (ITOP/Palmas) e da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema. A investigação foi fundamentada em fontes bibliográficas, documental e de campo; pretendeu analisar qual a contribuição da disciplina de Arte para o enriquecimento da formação humana e da capacidade criadora e crítica do acadêmico e, teve o objetivo desvelar a concepção teórico-prática do ensino da Arte na política de formação do professor-pedagogo. No decorrer da investigação, ao adotar o método do materialismo histórico-dialético, combinaram-se as abordagens sociopolítica e educacional com a análise dos aspectos específicos desses dois Cursos, no que concerne ao ensino da Arte na formação do pedagogo. O processo metodológico, como estratégia de investigação para a pesquisa de campo foi aplicado um questionário aos acadêmicos dos Cursos em estudo. Na pesquisa constatou-se que a aproximação dos acadêmicos com a Arte se deu, principalmente, no processo de escolarização; que compreendem a Arte numa perspectiva prática e utilitária, com caráter de formação mais instrumental do que de formação humana. Logo, o seu ensino no processo de formação do pedagogo deve contemplar a compreensão da Arte enquanto conhecimento e não como técnica, visto que, a concepção epistemológica e pedagógica que se defende é a da Arte como conhecimento e criação e de sua possibilidade de formação e humanização dos sujeitos.

Palabras clave : arte; ensino; formação; humanização; pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )