SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Um mergulho no silêncio: o mistério da aula de HistóriaO desafio de significar o passado: o ensino da história medieval no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BIRCK, Rosemeri. Ensino da arte em cursos de pedagogia: a busca pela formação humana. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e54923.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.54923.

Neste artigo, partiu-se da compreensão da Arte como conhecimento na formação do professor pedagogo e, para tanto, delimitou-se como objeto de investigação o estudo do ensino da Arte na formação dos acadêmicos, tendo como base empírica os Cursos de Pedagogia do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda. (ITOP/Palmas) e da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema. A investigação foi fundamentada em fontes bibliográficas, documental e de campo; pretendeu analisar qual a contribuição da disciplina de Arte para o enriquecimento da formação humana e da capacidade criadora e crítica do acadêmico e, teve o objetivo desvelar a concepção teórico-prática do ensino da Arte na política de formação do professor-pedagogo. No decorrer da investigação, ao adotar o método do materialismo histórico-dialético, combinaram-se as abordagens sociopolítica e educacional com a análise dos aspectos específicos desses dois Cursos, no que concerne ao ensino da Arte na formação do pedagogo. O processo metodológico, como estratégia de investigação para a pesquisa de campo foi aplicado um questionário aos acadêmicos dos Cursos em estudo. Na pesquisa constatou-se que a aproximação dos acadêmicos com a Arte se deu, principalmente, no processo de escolarização; que compreendem a Arte numa perspectiva prática e utilitária, com caráter de formação mais instrumental do que de formação humana. Logo, o seu ensino no processo de formação do pedagogo deve contemplar a compreensão da Arte enquanto conhecimento e não como técnica, visto que, a concepção epistemológica e pedagógica que se defende é a da Arte como conhecimento e criação e de sua possibilidade de formação e humanização dos sujeitos.

Palavras-chave : arte; ensino; formação; humanização; pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )