SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Hermes, o logos e a educação de um jovem romano: uma análise do Epítome das tradições teológicas dos gregos, Lucius Annaeus Cornutus (Século I d. C.)História Antiga para quê? Possibilidades entre Ensino e Entretenimento por meio de jogos digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CARDOSO, Cristina  e  GOUVEIA, Andréa Barbosa. A Revista Retratos da Escola no contexto da formação política pedagógica dos professores. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e54767.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.54767.

O artigo tem como foco a ação sindical e a formação continuada político-pedagógica de professores, analisando especificamente o potencial de contribuição da revista Retratos da Escola, publicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O objetivo central deste artigo foi mapear os editorais à luz da conjuntura educacional contemporânea, de forma a caracterizar o potencial da revista em apresentar o contexto nacional para a realidade escolar, o que é próprio dos debates de uma organização sindical nacional. A pesquisa documental tem como fonte os editoriais da publicação disponíveis na rede mundial de computadores. O texto estrutura-se em três eixos: considerações sobre a formação política dos professores; breve histórico da revista; mapeamento e análise de seus editoriais. A revista oferece uma análise histórica e política da realidade educacional brasileira, articulando-a com a conjuntura social; transita entre os temas da agenda nacional e demandas, que são específicas da escola, o que é possível considerando-se que tanto uns quanto os outros são fruto do tensionamento social; oferece um registro histórico dos avanços e retrocessos na educação do país, que contribuirá também como registro para as novas gerações de professores e professoras dos processos da política, o movimento da política educacional, global, em que se travam as lutas, constroem-se avanços e geram-se retrocessos para a categoria no país.

Palavras-chave : políticas educacionais; sindicalismo docente; formação de professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )